Seguidores

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016


As heranças da civilização pré colombiana


Nestes dias ando me dedicando a mais um concurso. E já estou me acostumando a minha rotina
e ler nunca deixa de ser um prazer seja uma apostila de concurso ou um livro esotérico ou poemas.
Mas viver é isto sempre se aventurar, sempre se jogar e por mais que tenhamos uma rotina nenhum
dia é igual ao anterior e estou vendo que nenhuma apostila é igual a outra.
E as redes sociais as reduzo a alguns poucos minutos que já dá tempo suficiente para saber o que
acontece na comunidade a qual pertencemos.
É preciso saber usar as redes sociais pois através de uma via uma pessoa amiga consegui o link
para fazer a inscrição.
Desculpem não tenho pressa para passar e gosto mesmo é de aprender. E aprender não esta
só em livros esta nas trocas com a vida com o ser humano.
Não acredito que sucesso seja grandes bens materiais. Mas também nunca rasguei dinheiro.
Mas estamos em uma sociedade que não se valoriza o empreendedorismo.
Calma acredito -me de esquerda mas a inúmeras esquerdas. Esta questão de partidos políticos
e somente eleições para se chegar a um vazio poder já não me agrada. Acho que enquanto
civilização podemos avançar muito mais do que avançamos hoje. As tecnologias do pensamento
estão defasadas diante das inovações tecnológicas.
As ciências humanas precisam se repensar. Mas para nos repensarmos devemos buscar os
pensadores e as obras classsicas afinal nossa civilização ocidental e oriental tem um acumulo de
saber. Mas é a herança das civilizaçoes pré colombianas ?
Tão bem colocadas por escritores como Samael Aun Weor, Carlos Castanheda ?
Estas civilizações nos podem trazer novidades ?
E aquela profecia de Caetano Veloso em sua música Índio nos faz refletir. Em que terras
estamos pisando o que era O Vale do Paraíba anres da chegada dos Europeus ?
O que restou da cultura do povo Puri ? Teve outros povos antes ?
Estes trópicos nos encanta. Este calor estas chuvas no verão. Talvez meus próximos cursos
universitários será as ciências sociais. Nunca pretendo parar de estudar. Se adequar as normas
acadêmicas TCC e outras coisinhas e um imenso desafio. Mas só são regras e sem leituras,
reflexões e bancos de escolas não avançamos.
E o Túnel da Igreja São Benedito em São José dos Campos tem gerado varias inquietações ?
Mal sabemos das historias de nossa cidade e um passado mais distante. Portanto compreender
o presente acaba sendo um desafio.
Nossa sociedade deve descobrir novos modelos educacionais, econômicos e políticos.
Devemos avançar para não cairmos numa entropia e um nivelamento por baixos e
na perda de valores humanos.
Os desafios estão sempre ai vamos seguindo.

Joka

João Carlos Faria

Nenhum comentário: