Seguidores

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

João Carlos Faria

Que pais esta nascendo nas ruas?

Hoje acordei com uma ressaca parece que sou uma lesma. E olha que eu não bebo mas minha ressaca é moral.
Refleti que nos deixemos nos levar pela estupidez da mídia.
Assistimos vários jornais ao longo do dia. Assinamos TV a cabo. E acreditamos em tantas mentiras repetidas.
E a juventude esta nas ruas do Rio de Sampa. E nós em silencio em cima do muro?
O mundo é outro. Já não entendo nada. As crianças sendo taxadas e tratadas com vários transtornos.
A educação precária e professores não conseguem denunciar. Ainda sou novo na profissão nem peguei ainda meu diploma de Pedagogo.
E já sei o que me aguarda. Verei o silencio e o medo estampado na face dos professores.
Verei o estado manipulando as novas gerações como fizeram com a minha com a sua.
E o que me valerá meu diploma se terei que fazer uma infinidade de cursos que nunca dirão nada a respeito de Paulo Freire, Darcy Ribeiro.
Que não dirá nada da Escola da Ponte de José Pacheco.
Nas escolas do Brasil tem uma série de livros com quarenta escritores do Brasil e quarenta de fora.
Pó e só estudei Vygostsky, Piaget, Freud. São os cursos de Pedagogia do Brasil.
Teoria tantas teorias. E o mundo aqui fora se transformando e as escolas sempre iguais em suas estupidez e alienação.
Será que nos educadores entendemos o mundo que nos cerca?
Se não temos a ousadia de esclarecer os paes e por eles e pelo pai estado somos massacrados?
A vida é mais incertezas que certezas.
Epa parece que me transformo em um inseto ou já somos insetos?
Servidores de um sistema que nós destrói. Que não deixa a originariedade se fazer presente.
Cada um que crie sua pedagogia. Cada que aprenda a resistir.
E a juventude se revolta. E estas mudanças tem que se dar nas escolas, em partidos políticos, ongues.
Tudo é novo. E a Utopia pode virar realidade.
Afinal somos seres humanos em sua infinita originariedade ou insetos moldados pelo sistema.    
Franz Kafka nos deixou várias perguntas no ar ?
E ainda me peguntam na rua porque estou fora de partidos políticos?

Joka




http://www.youtube.com/watch?v=Gu2pVPWGYMQ

Nenhum comentário: