Seguidores

domingo, 5 de agosto de 2012


JOKA

Educação como podemos nos transformar ...

Com um sorriso bem amarelo ando a acompanhar a festa eleitoral digo amarelo, pois estou meio fora da festa. Uma festa que faz parte de minha trajetória de vida aos dezoito anos filei-me ao PT lá por volta de 1988. E em 2001 sai para algumas aventuras estranhas no universo político. Mas isto tudo faz parte de nossa trajetória sempre me dediquei á vida política e cultural. Embora sempre estejamos com espinhos entrando nas mãos e na alma. Agora com a responsabilidade de uma graduação. E a necessidade de dominar o que a Academia chama de conhecimentos cientifico  e também a necessidade de um ganha pão. A vida é bem rápida , mas nos divertimos pacas. Vejo numa apostila de Teoria e Prática na educação infantil de Fernando Wolff Mendonça um discurso apurado e muito bem construído sobre a educação infantil. Que me dá muita vontade de conhecer esta educação , pois estou acostumado ao ciclo um e ao ensino médio que acho uma forma de educação bem conservadora e vem a base teórica da educação infantil com algo muito mais provocante e  criativo. Quero conhecer ter a base da Educação Infantil para a partir da educação infantil tecer uma critica a educação brasileira. Não consigo vestir completamente a camisa da educação ,pois do jeito que esta constituída acaba mais aprisionando o ser humano que esta se formando do que dando e preparando as asas para grandes vôos. Todos nós  passamos pela educação e para mim sempre foi um ambiente interessante e aos mesmo tempo aprisionador. Vejo hoje as crianças se empolgarem com as aulas de educação física. E fico preocupado com a forma que aprendemos e que passaremos a ensinar? Sei da importância dos conteúdos, como Português, Matemática  , mas e ai a escola só serve para isto nestes nove anos? E mais o ensino médio que  passa a ser obrigatório? Para mim educar e ajudar o ser humano a buscar sua liberdade. E liberdade vai além de independência econômica, passa pelo papel de se reconhecer como parte de uma sociedade saber que temos direito e deveres. E na mesma apostila fala-nos da atuação dos Anarquistas no Brasil no começo do século vinte. E da importância das creches e a educação infantil nos dias de hoje. Mas a educação como um todo esta sendo revista? Mas precisa ser revista e pensada da maneira que esta sendo feita? Precisamos de um debate sério no pais sobre a educação e uma das principais revista sobre educação é a NOVA ESCOLA da Editora Abril que não confio pela  campanha de terrorismo de extrema direita deste pais junto com a famigerada Rede Globo. Mas ai e tema para outros escritos. Mas educação e política não estão divorciadas , pois governos têm o controle da educação nestes pais. E não me venham falar de política de Estado hora bolas quem fazem as leis e as votam a classe política e ela de fato esta antenada e fazendo um debate sério no pais sobre os rumos da educação? Sempre culpa o trabalhador da educação no caso o professor pelos índices baixos de nossa educação. Mas estas provas quem vem de fora e são impostas na educação tem realmente um valor? Não ainda não tenho o embasamento cientifico para questionar. Só sei que a educação é algo fundamental neste pais e precisa ser refletida por toda a sociedade brasileira. Estudada e entendida. E ai cabe as Universidades promoverem o debate? E estão o fazendo? Não sei?  Eu sei que devo construir meu saber e fazer minha critica  e contribuir para o avanço da educação no chão da escola e nas estâncias de debates da sociedade. Estamos decidindo o futuro de gerações inteiras assim como somos frutos das decisões dos anos sessenta e setenta de uma América Latina envolvida no sangue dos golpes militares. Nossa democracia é recente e o debater e construir uma educação brasileira que ajude a formar um ser um humano pleno é o dever de todos nos cidadãos brasileiros lutarmos. Estejamos atentos aos programas de governos dos candidatos a prefeito em todo Brasil , pois a  educação básica é dever dos municípios assim como a obrigatoriedade de instituir creches e a educação infantil. Participemos ativamente  da vida pública do pais ,pois ela interfere nas nossas vidas privadas. O Brasil e America Latina ainda tem uma democracia frágil que precisa ser consolidada. Estejamos alertas.

JOKA
joão carlos faria     

Nenhum comentário: