Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010


JOKA


A produção de um filme ?


Agora que decidi produzir filmes só me falta uma coisa. Ter a ideia de um argumento? um roteiro?
E ai como criar um roteiro ? Pois sem pensar um roteiro não há filme. E eu ainda não escrevo histórias. Tá to pensando em pegar uma grande música como a de Fernando Mendes e roteirizar. Mas como se começa a roteirizar a dar vida a uma história? A música em questão pode ser Você não me ensinou a te esquecer ? Eu poderia pensar um roteiro politico ou esotérico. Mas para quem vai aprender fazendo. E melhor uma boa historia de amor. Tá mas bem longe dos moldes hollywoodianos. Talvez até nos moldes globais. É porque ser vanguarda cansa. Não gera bilheteria.
E ai algum imbecil vai me escrever vá fazer uma faculdade de cinema. Faça uma oficina e tudo o mais que dizem quando não sabem fazer. O lance é fazer acreditar na nossa possibilidade e eu acredito no meu poder de convencimento mesmo que leve alguns anos. Tá terminado uma produção
voltamos ao vazio. Mas o gostoso é fazer ou até tentar. A vida passa de modo rápido fazendo ou não fazendo acabaremos num cachão. Então vou é me divertir um pouco. Antes que eu vire presunto. Já não tenho vaidades de sucesso ou fracasso. No geral somos sempre mediucres o desafio da vida é superar nossa mediocridades. Dar um colorido a ela. No geral as memorias são bem mais leves que a vida real. O passado sempre tem uma nostalgia. E meu presente meu agora estou num sábado a noite numa noite quente digitando este texto. Mas sei que amanhã estarei no Parque da Cidade em contato com a natureza. Se assim o Universo me permitir. Um amigo quer me desenhar a planta de uma casa em forma de vagina falei para ele faça divirta-se sonhe. Não há limites para sonhar. Como diria meu professor de cinema Diogo Gomes nossos filmes já foram realizados dentro de nossas cabeças. E para que realizar no plano físico? Se já tá tudo criado ? Para outras pessoas virem curtirem ou não curtirem nossas realizações pois arte não é só para ser elogiada e para ser criticada. Detonada e tentar-se fazer melhor. Que nem sempre acaba acontecendo. Mas vamos sempre em frente queiramos ou não?
Talvez num universo paralelo já tenha feito vários filmes. Vou aceçalos nos meus sonhos e estes roteiros virão. O cinema é um produto de equipe de um coletivo. O diretor é alguém que organiza tudo. E o produtor é quem banca no caso do Brasil este produtor chama-se GOVERNO.
Não se faz filme no Brasil sem o apoio do Estado isto acaba sendo perigoso pois só se consolida produtores chapas brancas ou achamos que o Ministério da Cultura é isento?
A era Dilma continuará com um projeto de Brasil para o bem ou o mal. Uma nova elite econômica, social, cultural se estabelecerá. Dilma me lembra uma ex primeira ministrada da Inglaterra mas de centro esquerda? Ele tem força. Ela é forte.
As forças politicas estão sempre em embates e nos aqui só assistindo. Queria eu que foce de camarote.
Portanto vou fazer cinema para mim chega do que chamam de Ação Cultural meu lance é dominar o fazer da cultura de massa. Chega de ser manipulado. Epa será que também quero manipular ?
Eu escrevo quem escreve defende um ponto de vista com relação ao mundo. A arte é uma manifestação politica com este tética. E para mim quem não vê arte como uma atitude politica é alienado.
Então meus roteiros terão ingredientes como politica, filosofia, esoterismo e arte. Ai sim farei algo que tenha vida onde as pessoas irão se divertir e refletir o mundo que nos cerca.
Esta música de Fernando Mendes é maravilhosa. A sensibilidade dele estava a flor da pele.
Acabei ouvindo a original com ele interpretando e com Caetano Veloso. Não consigo ouvir uma música uma só vez. Quando gosto ouço mais de dez vezes.
Espero começar a escrever historias também. Estamos ai vivos só preciso de uma equipe inicial de dez pessoas. E este grupo começa a ser formado. Já esta se materializando. Vamos em frente filmar e registrar nosso momento histórico.
Pois estamos ai VIVOS ...vivos ...Vivos …
Antes que chegue o abismo o abismo abismo …
Espero saltar saltar saltaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr ….


JOKA

joão carlos faria


Nenhum comentário: