Seguidores

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

JOKA






Viver de arte é morrer de tédio?





Hoje pela manhã andava a navegar pela poesia de Edu Planchez. E agora ouço Caetano Veloso com sua música ISTIS LONG WAY … Hoje a tarde delirava num projeto que sei que nunca irei fazer uma Semana Edu Planchez nas cidades de São José dos Campos e São Sebastião do Rio de Janeiro.

Semana para tirar uma onda de São José com suas esquisitices conservadoras em pleno século vinte e um. Anda -se a fazer sempre o mesmo por estas bandas mesmo na era da Flip.Que é uma festa organizada pela elite dominante do planeta. Mas muito bem feita.

Mas o que fazer de novo ? Já ganhamos o título de escritores fracassados ? Já fizemos muito e também muito pouco. Já acreditamos em tolas revoluções. Ai descubro que a cena politica e cultural

é dada a minima pela comunidade de minha cidade. Nos que nos dizemos artistas não existimos para a população joseense e ainda falam que ninguém vai nos eventos da Fundação Cultural Cassiano Ricardo? Pergunta quando mudará ?

O que fazer numa era institucional ? Onde a arte se que é existe arte hoje ? Virou projeto ? Apresentados as Instituições Culturais das cidade dos países e de todo planeta.

Acho que a grande sacada atualmente é fazer arte no paralelo ter uma profissão apesar de nossa vocação. Se é que temos de fato uma vocação. Pode ser um delírio coletivo. Epa a o livro DELIRICO DE DAILOR VARELLA.

Viver de arte é muito perigoso. O artista perde a essência básica que é questionar. Subverter. E pelo menos tentar explodir o que está estabelecido.

Portanto pensando assim artista a flor da pele já não existe ou são muito poucos. Sendo a figura um marginal ou alguém crescido dentro de um sistema. E acaba se marginalizando. O artista produto é uma invenção da cultura de massa HOLYHOOD. E nos somos mas tomates.

Todos nos no caso escritores queremos cometer a bobagem de querer repetir um caminho já feito por um Paulo Coelho e mesmo assim descem a lenha no cara.

O importante é tentarmos buscar uma originariedade. Que coisa que busco e ainda não alcanço ainda irei alcançar? Mas é um caminho tortuoso e metafisico talvez não alcancemos numa só vida.

Estamos cada vez mais sós. Ninguém se junta com o proposito de mudar de fato. Acabam repetindo as mesmas tolices que já fizemos. Não há memoria. E ausência de memoria é burrice. Já não tenho a devida paciência para frequentar sarais onde ninguém ouve de fato o que o outro tem a dizer. Somos por demais vazios.

Vou ouvindo Caetano varias vezes no decorrer da escrita deste texto. O cara é genial dizem que ele e Lula só falam bobagens.

As vezes sim as vezes não. Quem acerta sempre?

Caetano já é uma lenda viva com Chico Buarque que arrebata uma multidão de prêmios com seus livros.

Quem de novo há de comentarmos ? Favor me apresentarem os grandes talentos de nossa geração?

Se existem devem ainda estar bem quietinhos. Pois nossa mediocridade toma conta e não dá espaço.

Nunca vejo um pseudo artista. Indicar outro que saia do coração. A coisa é sempre bem hipócrita.

Só por trocas de vaidades. Chega vou é dar um mergulho no mar. Subir uma montanha.

E ouvir ITS LONG WAY ... . E meditar … Viva Samael Aun Weor … Que nos trouxe a chave ...

Tentar achar um bom livro para ler. Uma boa música. E tentar fazer algo mesmo que seja para mim só ler.

Onde esta Pasárgadas ? Não sei … As vezes uma TV a cabo. Salva ou até a internet desde que saibamos a hora de entrar ou sair.

Vou de novo citar LUIZ CARLOS MACIEL e seu livro AS QUATRO ESTAÇOES ele consegue pensar. Sem estar preso ao academicismo.

Meus caros temos que entender que a arte vem de dentro de nosso abismo.

E para criar devemos adentrar dentro de nós.

Que meu texto acerte um só coração. Além de meu próprio.

Enquanto isto vou ouvindo Caetano. Lendo Edu e buscando um livro de Chico Buarque.

Com estas ferramentas e outras tentando me desvendar.

O ABISMO ESTA DENTRO DE NÓS …

Ainda lerei O PEQUENO PRIINCIPE …

Ainda criarei uma obra que alcance a minha e sua essência.

Um incendiário beijo...





JOKA



joão carlos faria



http://www.youtube.com/watch?v=NRP4fxEORX0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=NRP4fxEORX0&feature=related

Nenhum comentário: