Seguidores

terça-feira, 27 de abril de 2010

Joca Faria








Nome Próprio







A noite se faz presente. Estamos aqui no ar. Vivos a procura do significado da palavra liberdade. Num mundo do politicamente correto onde nada se debate. Tudo nos é permitido. Mas é proibido debater. Seja a diversidade sexual. Qualquer tentativa de debate já é tida como preconceito da sociedade heterossexual. E tachado de voltar ao patriarcal. E vamos em silencio vivendo uma época de múltiplas mídias que nos interagem e nos separa. Estamos todos juntos e todos sós. Enquanto os estudiosos falam em união na pratica só há separação. Andamos sós mesmo juntos estando. Calculamos quanto vale o amor o sexo e o desejo?

Entre estes segredos e desafios assisti o filme NOME PROPRIO de Murilo Sales inspirado nos textos da escritora Clara Avorback e nos seus livros Maquina de Pinball e Vida de Gato.

Com a bela Leandra Leal sempre nua neste belo filme difícil de ser interpretado. Este filme me fez lembrar a vida de muitos escritores e poetas aos quais convivo e convivi. A garota se entrega a obra e aos seus desejos de uma maneira intensa esquecendo do cotidiano de sua vida num belo apartamento por montar. Sei que a realidade desta nossa gente envolvida com os desafios da arte e mais duro. Mas este filme não foge muito a realidade. Nunca tinha ouvido falar de Clara Avorina mas pelo filme vemos que tem muito talento. E bons contatos que faz toda a diferença para o sucesso ou fracasso.

A garota vive num apartamento onde acaba entre um escrito e outro ficando com varias pessoas. Entre mulheres e homens. O filme é belo são projetadas na parede um monte de escritos poéticos de intensa vida e desafios. Enquanto a historia se desenrola. Acho que deveria ser legendado em Português ficaria mais interessante. Talvez tenha me acostumado a filmes legendados o Canal Brasil , junto com a TV SESC e o Futura somam-se a TV Cultura Paulista na árdua luta de mostrar nossa cultura e realidade em meio a centenas de canais Norte Americanos. Alguns bons e outros nem tão bons assim.

Este filme junto com Cama de Gato de Alexandre Stocker,Dois perdidos numa noite suja de José Jofily são a marca de um novo cinema mais urbano que surge agora. Para mim são filmes fundamentais que iniciam um novo caminho. O Brasil passa a ter diretores internacionais que geram grande bilheteria e estes cineastas que geram uma boa reflexão da sociedade atual muitas vezes marginalizadas. Uma pena o cinema não se sustentar sozinho e depender do Pai Estado. Teríamos muita ousadia como foi Cama de Gato. Mas a uma industria a se firmar a espaço para a Globo Filmes, com filmes como Carandiru, Central do Brasil e os filmes de baixo orçamento que firmam novos cineastas. Já há movimentos de grupos de cinema que são montados como os grupos de teatro e sem nenhum apoio São José dos Campos conta com dois grupos assim que mostraram seus trabalhos no Estival em 2009.

Nome Próprio é inquietante e quero assisti-lo de novo desta vez por inteiro ontem vi um trecho. Mas já valeu uma reflexão de uma noite inteira.

E a liberdade existe realmente? O personagem de Leandra Leal termina só escrevendo. E nos deixa muitas duvidas. Mas a vida é mais incertezas do que certezas e a arte esta ai para registrar isto. Agora só falta eu achar um canal que mostre o novo cinema Europeu e filmes do mundo inteiro. O Cinema Norte Americano é forte mas precisamos conhecer outras culturas. A TV a cabo ainda esta longe da diversidade do mundo virtual mas nos mostras muitas janelas. Em breve tudo estará integrado. Por enquanto ralamos para assistir Lost no TERRA TV em breve sera´tão rápido e da mesma qualidade da TV.

Estão ai as dicas destes belos filmes. Que nos trazem as inquientaçoes da vida que cada um ache as suas repostas. Um belo filme de Murilo Sales.

No mais vou encerrando por aqui em breve retomo as inquietações poéticas. A vida é cheia de ondas

tudo vai e vem numa eterna ciranda.







João Carlos Faria





Editora Pasárgada



Entrevista César Pop



http://www.youtube.com/watch?v=HTdvNidpNas





Usina Belo Monte por Ricardo Faria



http://www.vejosaojose.com.br/opaudearara.htmhttp:/


http://www.vejosaojose.com.br/opaudearara.htmhttp:/

http://www.youtube.com/watch?v=HTdvNidpNas

Nenhum comentário: