Seguidores

terça-feira, 28 de abril de 2009



Hé hé hé Vanguarda ????


Joca Faria


A poética dentro de nosso mundo contemporâneo o que é a poética ? É a linguagem humana tentando atingir o sublime. O que é a arte em nossa ansiosa contemporaneidade ela a arte esta além de nossas vaidades. Além da tola sede de sucesso que é o que se vende em nossos dias? A arte é a nossa busca pelo sublime. Temos hoje o acesso a uma tecnologia como nunca se teve antes. Em grandes centros espaços culturais. Escola que bem ou mal nos serve.
Mas e ai ? E daí...? Desfrutarmos de tudo isto de modo inteligente ou não? Usando de nossas vaidades ou não.
Sinceramente ainda não sei o que é a arte régia ? Mas a linguagem dos deuses esta ai..? A arte contemporânea é uma novidade. Não entendi aqueles guardas-roupas encaixados num lugar qualquer ou qualquer lugar...Nem entendo a lei do Sete ? Tão falada por Samael Aun Weor ... Mas vejo a arte até num borrão numa calçada qualquer falo as pessoas e sou criticado...A arte está na beleza da serra. Como para mim é poesia o barulho de carro que corta a avenida de minha casa. Não sei nada por isto enquanto produtor não julgo ninguém ... Gosto de bienais gostaria de ir a Documenta em Berlim tenho dúvidas enquanto ao folclore ou arte popular paparicada demais em minha cidade . Este povo como em São Jose´o senhor Zé Mira e sua he he he vanguarda tá ele parece meu avó e daí,,,
Sempre gostei dele mas daí ser o máximo de uma comunidade? Odeio o censo comum como o universitário. Diploma é uma mentira social que se mantém... Temos que estar aberto ao novo ou olhar tudo como se fosse novidade...Quero entender a chamada arte comteporanea. Pois o caipirismo está dentro de mim e de você.
Não vejo as folcloristas como mentes abertas gosto delas enquanto ser humano...Tenho dúvidas milhões de dúvida ...em relação aos folclorista ...Prefiro pisar o chão de nossa Mantiqueira e andar numa trilha de bandeirantes ..Gosto de um caldo de cana num mercado qualquer...Viver as letras e filosofias e bem mais difícil que ler um monte de livros , fazer uma tese que ninguém lé e nunca acrescenta nada ao mundo... Com a aqueles doutores se achando gênios. Mas não fazem um desenho ou escrevem com alma.
A arte vem de nossa alma. Seja algo colorido como aqueles guardas-chuvas...uma música caipira e até uma batida de fanke carioca.
Cazuza não cantava bem mas diz fundo na alma. Ser artista é desvendar a vida é ser politico e as vezes apolítico...Partidário ou não. Adorei a angustia de Goya no filme como seus quadros.
Gosto da jangada ...Gosto do Grito de EDVARD MUCH não preciso entender no racional abandonei a profissão de açougueiro por este caminho que é um enorme labirinto...Cadê o fio?
A vida é bem curta os sonhos são muitos e só temos perguntas?
Um amigo dizia ontem que o Parque da Cidade deveria abrigar umas ruas com todas as escolas esotéricas existentes para as pessoas escolherem a que melhor lés convenha.
Não sei de nada...Com quase quarenta anos ...Prefiro correr riscos ...Me jogar em abismos...
pintar o cabelo e criar minha própria maneira de ganhar dinheiro...
Não sou nenhum alquimista que tira ouro das mãos. Nem filho de banqueiros para me bancar filmes. Sou poeta,artista, politico ? Não sou uma multidão de máscaras ... Onde está a verdade?
Procuro dentro de mim...Voce que ache a sua...Eu acho a minha ...Mas oque é arte conceitual? Arte
régia? A lei do sete? O que é magia ? Bem e Mal? Poder?
Sou uma pássaro numa gaiola de carne assim falou um capitão de uma nave espacial ... Quando terei a minha carona...Quero ir a Ilha de Lost ...VAMOS pintar o banhado de que cor...? Bolinhas de sabão nos chafariz?
Ou protestar pelos nossos rios mortos ... Que pena ainda não somos? Ou já somos? Ou não somos?
Quando te levarei para a cama ?

João Carlos Faria

República Libertária de Passargada

Literatura , filosofia e arte


http://www.youtube.com/watch?v=F3V6Pm2RfYY

Nenhum comentário: