Seguidores

domingo, 12 de outubro de 2008

A INSURREIÇÃO ?


Joca Faria


Eita domingo bem suave para quebrar o gelo assisti ao filme A EXPERIENCIA de OLIVIER HIRSCHBIEGEL baseado no livro Black Box de Mario Giodanot sim um filme pesado , mas ao contrario de muitos que tento ver e acabo desistindo este é muito bem construído é uma experiência para ver até o onde o homem pode chegar...É duro ver uma parte de nós em cada um daqueles personagens. Ali mostram às pressões sociais as mesmas que sentimos na pele em nossas vidas sociais. Sejamos nos executivos, simples trabalhadores. Lembrei-me dos realities shows ao ver este filme onde tudo era controlado e mesmo assim perdeu-se o controle de tudo acontecendo o obvio... A insurreição... Quero ver de novo ultimamente quero ver todos os filmes de novo acredito que livros, filmes são como poemas quando bons são inesgotáveis , mas quando ruins descartáveis. Acredito que não há artista que não erre a mão...Mas o cinema brasileiro do momento a muita gente ruim mas é o risco das leis de incentivo. Acredito que muita quantidade gere qualidade. E só aprender a saber pesquisar mas de bons poetas estou cercado como um belo poema da Zenilda Lua que acabo de ler. Salvou-me o domingo e tira-me a ilusão de eu voltar a escrever poemas quem sabe um dia volto a esta simplicidade que é um belo poema. No momento curto as nossas sacerdotisas da poesia só as mulheres tem sensibilidade feminina. Podem contar seu universo de muitas maneiras discordo de Marçal Aquino que numa palestra disse que não existe literatura feminina existe sim...A mulher é outro ser nas qualidades e defeitos. A mulher que fez o principal personagem do filme que acabei de ver resistir Ás torturas daquele laboratório prisão... Ainda bem que esta cidade vivemos cercados de fortes mulheres poetas.
Meu lado torto imaginou um filme deste onde homens e mulheres dividiriam as celas o que seria uma experiência desta doze casais numa ilha por um ano vivendo sozinhos e sendo filmados não imagino o que se daria ali ,mas deixo a idéia no ar quem sabe um bom roteirista um dia elabore algo neste sentido mas espero que não seja um roteiro sado masoquista.
A humanidade é uma grande experiência do universo. Mas quem ou oque está no comando desta experiência?
Isto fica como assunto dos próximos escritos ,mas a algum filosofo ou profeta que desvendou os segredos dos Deuses?
No mais to indo e estou aqui enquanto o universo permitir...Como na novela da Record que vocês sIgam seus Caminhos do Coração...beijos...beijinhos tchau tchau....






João Carlos Faria

Mundo Gaia

Literatura, filosofia e arte

www.mundogaia.com.br







(sem título)


Encosto-me cativa
nesta ponta aguda e urgente que se diz:
TAMANHO DO MUNDO
vôos internos de exclamação
amolecem a pedra
que escorre viva
fio tênue fazendo desenhos de cárcere aberto, papoulas e nuvens enfermas (igualmente fiel).

Sobra água nos meus olhos terra
enquanto feira de lírios-poema
condensa a gratuidade do céu de São José.




consumação

Quando chegar o alumiar da penúltima vez
tomarei tuas pálpebras como véu
e beijarei teu peito, dorso, dedos e os cabelos de sal.
Aberta às dores
secarei, igual matiz que nasce infértil.
e me afastarei silenciosa
feito catedral que geme solitária em véspera de festa...

(Zenilda Lua)

Nenhum comentário: