Seguidores

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Processo Criativo

Processo Criativo

Joca Faria

Numa manhã de quinta-feira estou novamente a escrever, Quero falar de meu processo de criação tenho feito há alguns anos algo entre artigo crônica e poesia tudo numa grande prosa. Mas abandonei a poesia simples e direta e troquei o caderno pelo computador. Agora vejo que tenho que voltar a simplicidade de uso de um caderno e uma caneta.Pois ali se registra todo o processo de criação que fazemos. Ontem quando a Edina Petri me pediu um poema tive que recorrer a um poema já antigo e selecionado para o Livro Retina a poesia tem por objetivo atingir todos os públicos e ás vezes nos divergimos de uma linha mais livre para textos mais pesados.É bom fazer esta reflexão para se aprimorar o processo de criação a literatura e algo importante podemos registrar de varias maneiras a atual sociedade através do olhar e do registro literário de uma voz de uma pessoa.Escrever é para mim algo tão essencial quanto respirar e tenho me restringindo ao computador.Vou voltar a me diversificar e reaprender a fazer versos livres. Pois os versos livres são textos belos e sintéticos e ás vezes caminham para a criação musical.Tudo sempre é um grande aprendizado. Mas não vejo a hora de ter de novo um computador em casa.Mas isto é outra historia ai poderei chegar a experimentar a Dramaturgia, pois sonho em aprender a fazer roteiros para novelas da sete.Adoro novelas não escondo esta mania.E busco o aperfeiçoamento. Logo termino o livro Retina e posso começar a selecionar outros textos. Mas terei novos poemas?Por isso volto ás raízes obrigado Edna pelo grande apoio.

João Carlos Faria

Nenhum comentário: