Seguidores

sexta-feira, 9 de março de 2007

Um dia para nos Homens?

Um dia para nos HOMENS?

Dedicado a minha mãe dona Cida e a Ângela Guadagnim.

Joca Faria

O sol por estes dias esta forte. Quase fui a uma cachoeira em São Francisco no dia de hoje. Não arrumei nenhuma compania é as vezes se tem a grana. Mas nem sempre o dinheiro salva.
Talvez o dinheiro nunca salve. Hoje é dia da Mulher e para mim elas são tão importantes que nem irei escrever clichês.
Dias destes uma amiga leitora a Teresa Maya escreveu-me pedindo meus tortos textos que bom tenho leitoras. Tenho andando com dificuldades para arrumar um computador para escrever. Preciso voltar a escrever em papel. Mas peguei este torpe vicio de usar esta maquina para registrar minhas idéias.
O mundo anda rodando. Nunca devemos ficar parados. Vivemos numa sociedade onde quase todos são excluídos por vários motivos. Por isso talvez não seja necessário ter datas especificas para cada coisa. E a imprensa fica bem chata nestas datas nem tão queridas assim.
Lembro-me de um comício em 1988 com a vice-candidata à prefeita de São José dos Campos a Ângela Guadagnim que fez um discurso maravilhoso a época sobre as mulheres mortas numa fabrica se não me engano na Inglaterra e agora Ângela foi julgada pela mídia e o povo caiu igual a um patinho punindo injusta mente a esta grande brasileira. Escrevam-me mostrando onde ela teve um mandato ruim.
Temos que desenvolver um censo critico nas opiniões comuns que a imprensa tenta nos passar. Jornalistas não são Deuses nem sempre falam com clareza e isenção.
Digo isto porque escrevo e conheço nossas falhas será que a imprensa é sempre ética e isenta?
Mas não cabe a mim julgar, pois também sou escritor e tenho uma coluna semanal há quase dois anos.
Levada a trancos e barrancos. E duro escrever sem ter um computador em casa tive esta experiência de ter um computador por alguns meses e escrevia quase todo dia.
E tão delicioso escrever, mas deve ser melhor ainda publicar um livro solo. Chego lá um dia. Mas pergunto quando será o dia do homem? O político e ex poeta Franklin Maciel me falou que tem uma data destas. Mas não disse quando.
A política é importante para uma nação , mas escritores também o são.Prefiro cultivar as duas funções.Se bem que com a política sinto que não mudamos nada. Ela esta atualmente num âmbito pessoal e não coletivo as pessoas querem mesmo é se arrumar e acabam arruinando nossa Nação.
Temos que criar caráter e realmente trabalhar pelo social. Ate a onde o Partido Verde é ideológico?
Não sei? As ações praticas e pragmáticas que vejo lembram-me qualquer partido.
Por outro lado as reuniões regionais no Vale do Paraíba acenam com a construção de uma política regional.
Mas só vejo jogarem e não escondo que também jogo. Mais pela diversão que pela perversão.
Quando seremos homens públicos de verdade. Como diria Salvador Arnoni precisamos nos reciclar.
Mas irei terminar este texto parabenizando o PV por ter criado uma cota de trinta por cento de mulheres nas suas executivas.
Temos que ser mais críticos conosco e com as instituições a quais participamos.
Se não acontecer isso não se cria uma democracia participativa de fato.


João Carlos Faria

Grupo Cidade das Palavras

www.cidadedaspalavras.com.br

www.jocafaria.cidadedaspalavras.com.br

Um comentário:

Elizabeth disse...

....