Seguidores

segunda-feira, 12 de junho de 2006

O Teatro Contemporâneo

O Teatro Contemporâneo

Joca Faria

Este fim de semana assisti a uma bela palestra sobre o teatro contemporâneo me desculpe o autor da palestra , Pois não anotei o nome cheguei já tinha começado.Sai ainda não havia terminado.
Esta palestra faz parte de um projeto de encenação de Martin Cerere de Cassiano Ricardo e falava da idéia de coletivos e do novo processo de criação onde autor, atores e diretores participam do processo de criação. O espaço estava lotado de gente aprendendo sobre o teatro
isto me fascina.Ver tanta gente assim interessada num processo artesanal de arte.
Que esta longe dos grandes públicos. E com todas as dificuldades que tão bem conhecemos.
Estou sempre interessado no processo de como surge os coletivos e de uma maneira indireta sempre estou perto das artes cênicas. Pois em São José Dos Campos o movimento teatral e forte e cheio de bons grupos e variados estilos.
Onde pessoas abnegadas dedicam se de corpo e alma a este fazer artístico. Interesso-me especificamente pela performance e teatro de rua, Ainda quero desenvolver um texto de teatro.Mas serei eu mais um autor de gabinete? Depois desta palestra acredito que não.
O processo de criação com um grupo, Um diretor me fascinou. Acredito também que deviam trabalhar com o vídeo e a internet num processo de criação.Fiquei sentado assistindo aquela palestra e ela se perdendo no ar.Só sendo registrada por nossa visão e tímpanos sendo gravada em nosso coração.
Cláudio Mendel e um grande guerreiro sempre em seus processos criativos, Sabe chamar as pessoas certas para seus projetos.
Para todas aqueles pessoas e principalmente os mais jovens participar de um processo deste e muito importante, Acho que ainda falta nestes processos um ensinar a pescar, Devia ter palestras de como se monta um grupo, partes de financiamento e apoio não sei porque o
Banbulina não continou e dando mais apois aos grupos.
Só sei dizer que a arte quando passa a ser um processo não só individual e torna se de todo um coletivo torna se magia.
Fazer arte seja qual for.E estar em contato com o sagrado.

João Carlos Faria

http://www.cidadedaspalavras.com.br/


http://www.jocafaria.blogspot.com/


http://www.vejosaojose.com.br/

http://www.marceloplanchez.blogspot.com/

http://irmandadeazul.blogspot.com/

Nenhum comentário: