Seguidores

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Grafitagem da historia de nossa cidade.

Grafitagem da historia de nossa cidade.

Joca Faria

Tenho observado que em nossa São José Dos Campos tem aumentado o número de pichações, Na Vila Industrial um empreendedor pintou o ponto onde pretende instalar uma padaria,
Dias depois apareceu este ponto todo pichado. E assim em toda a cidade a prefeitura através da secretaria de defesa do cidadão tem uma política própria contra a pichação.
Mas acredito que é hora de nossa sociedade começar a pensar em outras alternativas. Além da punição pura e simples aos infratores, Na sua maioria adolescentes.
Quando trabalhei de agente cultural na Fundação Cultural Cassiano Ricardo sabia de um projeto de um grafiteiro de São Paulo que propunha se fazer murais com fotos antigas da Cidade
resgatando a memória de nossa população.
Acredito que esta sim. Seja uma saída mais importante.Que a simples punição. Destes cursos que se davam na gestão da ex prefeita Ângela Guadagnim surgirão vários profissionais e ate artistas plásticos.
Estes cursos podem se associar a praticas de cidadania, Porque não termos pontos de ônibus, prédios públicos com murais contando nossa historia.
Também prédios particulares, Dando uma cara nova a nossa urbanidade.
A pichação no Brasil tem ganhados livros em edições em Inglês, E uma questão urbana polemica. E precisa se encontrar novas saídas
contra esta deterioração de nossas cidades.
Recentemente o SESC São José Dos Campos fez uma palestra com este tema. Não podemos parar ali e sim buscar outras soluções.
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Fundhas , Secretaria de Educação, Secretaria de Defesa do Cidadão, Precisam estar juntas na busca por uma nova solução.
Também as Ongs, Sabs e toda a comunidade organizada de nossa
cidade juntos chegaremos a uma boa solução.

João Carlos Faria

Filiado ao Partido Verde de São Jose Dos Campos SP.

Nenhum comentário: